Punição injusta é revertida e troféu de vice permanece com o piloto catarinense

Lourenço Varela na primeira fila do grid da corrida final da Copa Nordeste de Kart com o pai Felipe Varela (direita) e o preparador Iferson Mottin

No final da tarde desta quinta-feira, 07 de julho, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), confirmou o piloto Lourenço Varela como vice-campeão Cadete do Campeonato do Nordeste de Kart. Disputada no dia 23 de abril, no kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju-SE, a prova decisiva da categoria encerrou com o piloto catarinense na segunda posição e no segundo lugar no pódio. O resultado foi transmitido ao vivo em várias plataformas da internet, com direito a “volta dos campeões” e saudação ao público presente.

O vice-campeão Lourenço Varela (esquerda) na “volta dos campeões” ao lado de Daniel Rebouças (meio) e Marcelo Camboin

As atividades da competição foram encerradas sem nenhuma alteração. No dia seguinte, foi distribuído um texto para os veículos de comunicação com um resultado diferente. O nome de Lourenço Varela não foi mencionado nem entre os cinco primeiros colocados da Cadete. Informados do ocorrido pela assessora de imprensa do piloto, os pais entraram em contato com a federação de Sergipe, que confirmaram uma punição, que tirava o título de vice-campeão de Varela.

Um recurso foi aberto em oposição a medida tomada após o evento. Por unanimidade de votos, a punição imposta ao piloto foi julgada improcedente e o resultado oficial é o mesmo que foi registrado no dia do evento. “Antes de entrar com o recurso eu tentei entender o que tinha acontecido. Ficamos muito chateados com a indiferença com que fomos tratados no primeiro momento, pela Federação organizadora. Não é assim que o esporte deve ser regido. Precisam ter a consciência de que são crianças envolvidas, e tudo o que acontece dentro do esporte é muito mais intenso para eles, principalmente quando são punidos indevidamente. Reavemos o resultado, mas é preciso repensar a maneira que algumas punições são impostas no kartismo, com falta de parâmetros, sem suficiência de provas, e quando existem, são mal analisadas”, desabafou Felipe Varela, pai de Lourenço.

“Nesta semana nós vamos para a Copa Brasil, no mesmo kartódromo da Copa do Nordeste. Saber que a punição não passou de um mal-entendido me deixa mais animado para esta competição. Quero agradecer a minha equipe, os meus pais e amigos, que torceram por mim. Vamos em busca do melhor resultado e que seja uma grande disputa”, comentou Lourenço Varela, piloto com 9 anos de idade.
Fotos: Luciana Flores
Texto: Eni Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

SM Kart Competition comemorou terceira etapa em Interlagos

Com a participação de 232 inscritos, campeonato distribuiu 405 brindes e prêmios entre os …