Principal Matérias Motovelocidade Pilotos catarinenses representam a Gaia em mais um Campeonato Mundial

Pilotos catarinenses representam a Gaia em mais um Campeonato Mundial

Parceria com a marca brasileira vem desde 2019. Atletas são aventureiros das duas rodas: na moto e na bike

Vivendo uma rotina que intercala trabalho e treinamento, os primos, Markolf, 42, e Volkmar Berchtold, 37, miram a próxima grande prova de suas carreiras: o Mundial de Downhill. O evento acontece na cidade de Villa la Angostura, na Argentina, nos dias 23 e 24 de abril. A competição é para atletas com licença internacional e que tenham acima de 35 anos.

Markolf e Volkmar são pilotos catarinenses, da pequena Schroeder, cidade com pouco mais de 21 mil moradores, a maioria com descendência germânica, incluindo os atletas, protagonistas de pódios, títulos e troféus. Os primos, que cresceram como irmãos, representam na Argentina não apenas o Brasil ou Santa Catarina, mas também a Gaia, marca de acessórios especializada na segurança de quem curte a adrenalina sobre duas rodas. A parceria vem desde 2019.

“Estou com a Gaia há quatro anos. Sempre nos deram todo o suporte com produtos de muita qualidade, que nos proporcionam segurança nas competições. Gostaria muito de agradecer à marca por acreditar no nosso trabalho. Nossa família não tem isso somente como esporte: eu e o Markolf simplesmente levamos isso como nosso estilo de vida. A gente ama tudo isso!”, disse Volkmar. “Já passamos muitos momentos difíceis juntos e seguimos trazendo vários resultados e amizade nessa parceria”, completou Markolf.

No Downhill, os pilotos não esperam menos que o título mundial. A preparação para a prova e a coleção de vitórias deixam técnicos, times, familiares e fãs com a confiança nas alturas, caminho bem conhecido pelos atletas.

O histórico dos campeões também ajuda. Markolf compete desde os 4 anos. Começou sua carreira em provas de BMX e aos 7 anos já competia em disputas de Motocross. Aos 13, começou no Mountain Bike (MB). “Sou 13 vezes campeão brasileiro, oito vezes campeão panamericano, duas vezes vice da Copa do Mundo e vice-campeão brasileiro de Motocross”, conta. Tudo isso, conciliando a rotina como pai, comerciante e professor! “Mas sempre que posso estou em cima das duas rodas”, sorri.

Volkmar também começou cedo. Aos sete anos, competia no motocross na categoria 50 cc; aos 8 anos correu a primeira prova de MB na modalidade Cross Country; e, aos 9, começou a competir no Downhill, onde segue até hoje. “Esse ano me sinto bem, me sinto leve. Não treinei tanto quanto queria, mas eu estou com a cabeça como nunca estive, focado em ir lá e dar o meu melhor. Tenho certeza de que será sempre a competição mais difícil. Tenho um sangue forte, e quando é para valer costumo sempre surpreender, às vezes até a mim mesmo”, afirma o piloto que andava de moto sem rodinhas aos 2 anos. Órfão desde os 4 anos, encontrou no tio e no primo a família que perdeu e o mesmo caminho no esporte para seguir. “Meu pai era piloto de motovelocidade e o meu tio, pai do Markolf, era atleta de ciclismo de estrada. Então já tínhamos na família campeões estaduais de ciclismo e motovelocidade e desde muito novo fomos, eu e o primo, fomos incentivados a seguir por esse caminho”, conta.

Antes de se apaixonarem pelas bikes, os dois se aventuraram no motocross e ainda hoje usam a modalidade para aprimorar a técnica e o preparo físico para as competições de MB. Da experiência com os motores, vem o trabalho físico e a preparação da mente, pois acreditam que um esporte completa o outro.

A primeira data do Campeonato Mundial UCI Mountain Bike Master, considerado a Fórmula 1 do ciclismo internacional, será nos dias 23 e 24 de abril, na Argentina, e espera-se a presença de mil competidores de todo o mundo, nas modalidades Cross Country e Downhill.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Recém-inaugurada Arena Dream Car viabilizará a retomada do campeonato de Supermoto em São Paulo, que já não ocorria há uma década

Em parceria com a Federação Paulista de Motociclismo, a partir de maio serão realizadas 8 …