O Kartódromo Internacional de Volta Redonda recebe neste sábado, dia 26 de março, a primeira etapa do Campeonato Estadual de Kart em 2022

Crédito da foto: Daniel Silva

O Kartódromo Internacional de Volta Redonda recebe neste sábado, dia 26 de março, a primeira etapa do Campeonato Estadual de Kart em 2022. O evento, realizado pela Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), tem entrada franca e acontece a partir das 09h30 com os treinos livres das categorias. Os classificatórios acontecem às 11h45 e as baterias às 12h30. A etapa na pista do Sul Fluminense terá a participação de pilotos de várias idades e de diversas cidades da região.

“A expectativa para a competição é a melhor possível, estamos trabalhando para tentar fomentar o kart no estado do Rio de Janeiro”, afirma Sinder Bitton Filho, promotor da competição.

Para participar, o piloto deve ter pelo menos 7 anos completos em 2022, ser federado por algum Estado como piloto de kart e possuir uma carteirinha desportiva de kart emitida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Neste sábado, a expectativa é de que 40 pilotos, divididos em cinco categorias: mirim, cadete, F4 júnior, F4 graduado e F4 sênior, disputem curva a curva de quem será o melhor tempo.

Segundo Felipe Falcão, gestor do Kartódromo de Volta Redonda e ex-piloto de kart profissional, o evento é uma oportunidade única para quem ama o esporte.

“O Campeonato Estadual traz os maiores nomes da modalidade para Volta Redonda. É uma oportunidade de assistir a disputas de alto nível e o kart é de onde saem os pilotos que um dia chegam à Fórmula 1. Ou seja, é a chance de ver de perto um futuro campeão do mundo”.

Estreante em competições, Eduardo Martini Mota, que completa 07 anos em junho, não esconde a ansiedade para mostrar o que vem aprendendo desde março de 2021 quando começou a pilotar.

“Eu gosto de kart porque tem que acelerar bastante. Sei que preciso treinar e me concentrar para abaixar o meu tempo cada vez mais para ser campeão, que é o que eu quero ser”.

Amante de Fórmula 1, Eduardo sonha em ser piloto, como o seu ídolo, o piloto Charles Leclerc, da Ferrari. Ele treina semanalmente há 1 ano e, mesmo com a pouca idade sabe a importância de participar de competições como o estadual, já que deseja seguir no automobilismo.

De acordo com Djalma Farias Neves, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), a entidade está trabalhando forte para começar um processo de recuperação da modalidade, que como tantas outras, também foi abalada com a pandemia, em 2020.

“É um trabalho de formiguinha, mas é fundamental que a gente tenha perseverança para buscar essa melhora do quadro do esporte motor do Rio de Janeiro”.

A chance do esporte a motor no Estado, em especial o Kart, voltar a ser forte e angariar novos adeptos e grandes promessas, como o Eduardo, começa neste sábado, em Volta Redonda, e termina em novembro, quando o município recebe a última etapa do Estadual.

Crédito da foto: Daniel Silva

Etapas do Campeonato Estadual de Kart 2022

1ª etapa

26 de março – Kartódromo de Volta Redonda

2ª etapa

28 de maio – Kartódromo de Guapimirim

3ª etapa

09 de julho – Kartódromo de Volta Redonda

4ª etapa

17 de setembro – Kartódromo de Guapimirim

Final

12 de novembro – Kartódromo de Volta Redonda

 

Jornalista responsável: Paula Rosas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Kart de Foz do Iguaçu tem categoria para mulheres

A prova festiva realizada no último sábado reuniu 23 competidoras e agora os promotores do…