Principal Matérias Velocidade no Asfalto Dez corridas veneradas do automobilismo mundial: primeira largada é sexta-feira, em Dubai

Dez corridas veneradas do automobilismo mundial: primeira largada é sexta-feira, em Dubai

Espalhadas em vários campeonatos, provas lendárias e famosas do Endurance acontecem em todo o mundo

Cena noturna com o Alpine de André Negrão: principais provas duram 24 horas (Clément Marin/DPPI)

 

O ano de 2022 ainda não engrenou totalmente. Mas o mundo do esporte a motor já se movimenta para a primeira de uma série de dez corridas incensadas pelos fãs de endurance – as competições de longa duração e resistência que reúnem as marcas e modelos mais desejados da indústria do automóvel, como Lamborghini, Ferrari, Aston Martin, Corvette, Porsche, Mustang e muitas outras. São provas tradicionais que traduzem tudo o que o automobilismo representa: desafio intenso, sofisticação, superação, tecnologia, ousadia, e, claro, velocidade.

A temporada de provas especiais terá início já na próxima sexta-feira (14), às 15h locais, com a disputa das 24 Horas de Dubai, que termina no sábado. “A partir daí, teremos provas sensacionais em Daytona, Sebring, Le Mans, Monza e várias outras pistas icônicas e históricas”, diz o piloto brasileiro André Negrão, que disputa o Campeonato Mundial de Endurance (WEC, na sigla em inglês) pela equipe Alpine (Renault).
“Essa de Dubai eu vou apenas assistir, pois o Mundial começa somente em março com as 1000 Milhas de Sebring, nos Estados Unidos, uma prova sensacional. Mas para quem curte o romantismo e o charme das provas de longa duração, o ano de 2022 será um prato cheio. E, felizmente, hoje em dia a internet permite acompanhar praticamente tudo em tempo real. Será um grande ano para quem gosta de velocidade”, aposta Negrão.

O brasileiro André Negrão acompanha o trabalho de sua equipe no box (François Flamand/DPPI)

Peso e tradição – Entre as provas de maior peso e tradição, a primeira será realizada em 29 de janeiro: as 24 Horas de Daytona, que abre a temporada do IMSA, o principal campeonato de protótipos e GTs dos Estados Unidos. No dia 18 de março, será a vez do WEC iniciar o campeonato com as 1000 Milhas de Sebring.

Outras provas importantes marcadas para este ano são as 24 Horas de Nürburgring (Alemanha), as 24 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica) e a maior de todas, as 24 Horas de Le Mans, válida pelo WEC, entre 11 e 12 de junho.

 

O Endurance é também uma versão do esporte na qual os pilotos brasileiros têm se destacado internacionalmente nos últimos anos. Além de Negrão, nomes como Pipo Derani, Felipe Nasr e os campeões de Stock Car Daniel Serra, Felipe Fraga e Marcos Gomes têm conquistado vitórias e títulos mundo afora. Neste ano, será a vez de Thiago Camilo – o maior vencedor de corridas em atividade na Stock Car, ao lado de Cacá Bueno – fazer sua estreia no IMSA.

O brasileiro André Negrão em ação (João Filipe/DPPI)

Dez Corridas Famosas no Esporte a Motor
Data / Prova / País / Comentário
14/01 / 24 Horas de Dubai / Emirados Árabes
29/01 / 24 Horas de Daytona / EUA / válida pelo IMSA
18/03 / 1000 Milhas de Sebring / EUA / WEC
19/03 / 12 Horas de Sebring / EUA / IMSA
29/05 / 24 Horas de Nürburgring / Alemanha
11/06 / 24 Horas de Le Mans / França / WEC
10/07 / 6h de Monza / Itália / WEC
30/07 / 24 Horas de Spa-Francorchamps / Bélgica / GTWC
11/09 / 6h de Fuji / Japão / WEC
01/10 / Petit Le Mans / EUA / IMSA

Por
Rodolpho Siqueira / Leonardo Marson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Pilotos “reais” suam a camisa pra valer na E-Stock

A estreia da categoria Pro Series, destinada a pilotos do automobilismo real, teve duelos …