Principal Matérias Velocidade no Asfalto Pedro Aizza busca título inédito em ano de estreia no turismo na GT Sprint Race

Pedro Aizza busca título inédito em ano de estreia no turismo na GT Sprint Race

Piloto paranaense pode conquistar o primeiro troféu de campeão competindo com carro de corrida de turismo no Potenza Autódromo Internacional, em Lima Duarte (MG)

Setembro, 2021 – O piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Acesso Peças) disputa, de sexta a domingo (1º e 3), mais uma etapa da GT Sprint Race. O desafio desta vez será no Potenza Autódromo Internacional, em Lima Duarte (MG), em que os primeiros campeões da temporada 2021 serão conhecidos. Estarão em jogo no município vizinho a Juiz de Fora os títulos da PRO, AM e PROAM do minitorneio intitulado de Special Edition. Nele, somam-se os pontos de três das nove etapas do ano, Goiânia, Tarumã e Potenza.

Pedro Aizza é o líder na PROAM no minitorneio Special Edition, além de também liderar as outras duas disputas da GT Sprint Race em sua categoria, Overall e Brasil. O piloto curitibano de 16 anos, o mais jovem da categoria, tem 142 pontos conquistados, contra 99 de Adalberto Baptista, seu principal concorrente ao título. Completam o top 5 a dupla Antônio Junqueira/Pedro Costa, com 89, Francesco Franciosi, com 88, e Raphael Teixeira, com 82.

“O objetivo é sair de Potenza, no domingo, com a conquista desse título da Special Edition. Conto com boa vantagem na liderança e tenho sido muito rápido nas últimas provas disputadas. Além de ter muitos pontos na frente dos principais adversários, é interessante ressaltar que esta é uma pista que ninguém conhece, pois é a estreia na competição. Estamos em condições iguais, diferente de outros circuitos em que a maioria dos pilotos tinha mais experiência do que eu, como Cascavel ou Goiânia, por exemplo”, explica Pedro Aizza.

“Quando a pista é nova no calendário, como foi Tarumã, acabo indo melhor por não começar com nenhum tipo de desvantagem em relação aos meus concorrentes. Estou bem animado e confiante, treinando bastante. Chego convicto de que posso buscar o título, porque tenho bons resultados recentes e uma folga considerável, de 43 pontos, sendo que serão 86 pontos em jogo no total para cada categoria. Quero vencer, se possível, todas as provas, a classificatória e as três baterias. Esse é o meu objetivo”, finaliza Aizza.

Programação em Potenza – As atividades da etapa tem início na sexta-feira, com treino extra, às 12h, e o treino oficial 1, às 15h. No sábado (2), será a vez do treino oficial 2, às 8h45, treino classificatório, às 13h, e a corrida 1, às 16h. No domingo, após o warm-up, às 8h, será realizada a corrida 2, às 9h. Já no período da tarde, ao meio-dia, a etapa de Potenza será encerrada com a corrida decisiva.

As corridas da GT Sprint Race têm transmissão ao vivo para todo o país pelo YouTube, no canal oficial da categoria (youtube.com/gtsprintrace) e no programa Acelerados (youtube.com/acelerados), no Motorsport.com, e, pela TV, no BandSports. Durante a semana, após cada etapa, também terão exibição no programa Acelerados (Band), no Programa Na Faixa com National Sports Channel (COM Brasil TV).

Sistema de classificação na Special Edition – O treino classificatório terá duas voltas lançadas, formando os grids para as corridas 1 e 2. Definido o grid, o pole position poderá trocar seu lugar de largada na primeira corrida, levando em consideração que na segunda terá a posição escolhida invertida. Por exemplo, se o vencedor escolhe se manter na pole na Corrida 1, largará na décima posição na seguinte; se optar pela terceira posição na primeira, partirá da oitava posição na segunda corrida. Essa escolha só poderá afetar até a 10ª posição. As classificações entre a 11ª e a última do grid não entram nessa regra, permanecendo cada carro na localização definida no treino, seguindo o regulamento do minitorneio.

A terceira corrida terá sua ordem de largada definida conforme a somatória de pontos conquistados nas duas primeiras. Quem tiver mais pontos sairá na pole e, consequentemente, quem pontuar menos sairá da última posição. A regra do pole e esta somatória de pontos só serão aplicadas após a devida divulgação dos resultados de cada prova pelos Comissários Desportivos.

Pontuações da etapa – Os pontos conquistados no treino classificatório e nas três corridas de cada etapa da GT Sprint Race Special Edition serão considerados no resultado geral de todo o torneio, mas cada prova seguirá um sistema diferente de pontuação. Para o treino classificatório e a última corrida seguem esta ordem, conforme a classificação: 1º lugar, 25 pontos; 2º, 20; 3º, 16; 4º 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 08; 8º, 06; 9º, 04; 10º, 03; 11º, 02 e 12º, 01. Já para a primeira e segunda corridas, a pontuação será a seguinte: 1º, 18 pontos; 2º, 17; 3º, 16; 4º, 15; 5º, 14; 6º, 13; 7º, 12; 8º, 11; 9º, 10; 10º, 09; 11º, 08; 12º, 07; 13º, 06; 14º, 05; 15º, 04; 16º, 03; 17º, 02 e 18º, 01.

Calendário GT Sprint Race 2021:
Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)
Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)
Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)
Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)
Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)
Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)
Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)
Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)
Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

Mais informações:
Blog: https://blog.bardahl.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Piloto de Foz do Iguaçu faz testes na Fórmula 4

Firás Fahs fará quatro treinos de 40 minutos cada um nesta quinta-feira, no Autódromo de I…