Principal Matérias Velocidade na Terra Wellington Costa e Rodrigo Mendonça são campeões da Super Production no Sertões 2021

Wellington Costa e Rodrigo Mendonça são campeões da Super Production no Sertões 2021

A dupla da WCosta Rally Team cumpre objetivo da temporada, chegando com o segundo melhor tempo na oitava e última etapa da maior competição fora de estrada das Américas. O conjunto de Maricá (RJ) completou os 152 quilômetros de trecho cronometrado de Alagoas em 03h18min42seg.

Carro #353 da equipe WCosta Rally Team (Marcelo Maragni/Fotop)

Arapiraca (AL) — Wellington Costa e Rodrigo Mendonça, da WCosta Rally Team, de Maricá (RJ), se sagram campeões entre os carros da Super Production na 29ª edição do Sertões. Com o segundo melhor tempo obtido na oitava e última etapa da maior competição de rali das Américas, eles conservaram a liderança na categoria e conquistaram o primeiro título juntos. Neste sábado, a dupla completou os 152 quilômetros do trecho cronometrado, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, no Estado de Alagoas, em 03h18min42seg e acumulou 41h17min07seg para os 2.069 quilômetros de especiais do evento, no total geral cronometrado da categoria

Alguns percalços e uma certa dose de sorte levaram a equipe fluminense ao campeonato inédito. Nesta edição do Sertões, foram três vitórias, incluindo o prólogo, uma vice-liderança, dois terceiros lugares, uma quarta posição e duas provas não completadas. Emoção foi o que não faltou aos torcedores do time.

“Este foi um título da dedicação, da persistência e da resiliência”, comemora Wellington Costa. “Nossa estratégia hoje foi de administrar o resultado, pois começamos a especial com mais de 42 minutos de vantagem em relação ao segundo colocado. Por isso que no km 100 permitimos a passagem do (Marcos) Baioto e passamos a imprimir um ritmo mais tranquilo. Nossa equipe foi muito dedicada e este título também é dela. Tenho gratidão por todos eles, formamos uma família, tamanho era o comprometimento de todos, e esta foi a receita para a vitória”, relata o piloto.

“Vencer uma competição como o Sertões é para poucos e fico imensamente honrado e feliz por ter conseguido. Não adianta só ser bom e rápido. É uma reunião de muitos fatores, como o investimento, por exemplo. Agora é comemorar o título e nos prepararmos para o ano que vem”, completa.

Para o navegador Rodrigo Mendonça, que correu o maior rali das Américas pela primeira vez, sua dedicação e persistência foram determinantes para seu primeiro campeonato. “Estou muito feliz pela conquista da vitória, em meu ano de estreia no Sertões. Isso foi fruto de muita preparação. Acredito que agora colhi os frutos do que venho plantando há muito tempo”, festeja.

Neste sábado, a caravana dos Sertões partiu para a final da maior competição fora de estrada das Américas. A etapa do dia teve o menor deslocamento desta edição – um total de 249 quilômetros, somando os trechos inicial, cronometrado e final, atravessando boa parte do Estado de Alagoas, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca. A especial do dia, de 152 quilômetros, foi “curta e grossa”, e nem por isso menos difícil ou menos prazeroso do que foram todas as etapas até aqui. Começou percorrendo por fazendas, em trilhas sinuosas. Estava prevista a travessia de rio, mas devido às condições climáticas este pedaço foi cancelado e substituído por zona de radar. A seguir, o percurso incluiu trechos em trial de pista estreita, de média complexidade.

Na sequência, a trilha continua fechada, mas permitiu acelerações mais rápidas, mas não tão altas. No terço final, voltou a ficar travada, ainda estreita, em trilhas que exigiram bastante da navegação, e que terminaram no alto de uma serra. Na continuação, uma descida espetacular de 300 metros. Os 30 quilômetros finais do trecho cronometrado foi de muita quebradeira. Nova série de triais bem estreitos, em lajes, que demandaram muita perícia na pilotagem para não estragar o equipamento. No meio deles, dois cotovelos considerados a “cereja do bolo” do dia. Saindo dos triais, a especial seguiu prazerosa até o final. Os conjuntos, na sequência, partiram em deslocamento final de 87 quilômetros, até o planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, onde está o acampamento da “Vila Sertões”.

A nona etapa do 29º Sertões, que aconteceria neste domingo, 22, entre Arapiraca (AL) e Tamandaré (PE) foi cancelada devido às condições climáticas que podem prejudicar a segurança dos competidores. Para validar os títulos dos campeões e os pódios de todas as categorias, Motos, Quadriciclos, UTVs e Carros, embora as especiais acabem hoje, os carros precisam seguir até o Parque Fechado em Tamandaré (PE). Para isso, o deslocamento e chegada até a cidade final e a cerimônia de premiação estão mantidas na programação e acontecem no Forte de Santo Inácio de Loyola, na praia pernambucana de Carneiros.

Wellington Costa e Rodrigo Mendonça, da WCosta Rally Team, são patrocinados por Alto Nível Engenharia de Incêndio, Dom Atacadista, WCosta Construtora, Lar Shopping Materiais de Construção, Rede Multi Atacadão, Bidusom GNV e Automóveis, Garage Bidusom, RBR Solar, HJ Auto Center e Papiro Hotel Boutique & Restaurante.

RESULTADO DA 8ª ETAPA – SUPER PRODUCTION (EXTRA-OFICIAL):
– “Alagoas”: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)
1º) #345 – Marco Baioto/ Tony Matias, 03h13min27seg
2º) #353 – Wellington Costa/ Rodrigo Mendonça, 03h16min42seg
3º) #358 – Luiz Eduardo Manara/ Leonardo Telles, 03h18min38seg
4º) #356 – Filipe Maciel/ Rodrigo Faiad, 03h19min41seg
5º) #357 – Gerson Wessler/ Luan Dutra, 03h34min09seg
6º) #349 – Alessandro Vieira/ Maria José Duarte, 03h50min45seg

RESULTADO GERAL APÓS OITO ETAPAS – SUPER PRODUCTION (EXTRA-OFICIAL):
1º) #353 – Wellington Costa/ Rodrigo Mendes, 41h17min07seg
2º) #345 – Marco Baioto/ Tony Matias, 41h54min28seg
3º) #357 – Gerson Wessler/ Luan Dutra, 42h46min34seg
4º) #356 – Filipe Maciel/ Rodrigo Faiad, 44h33min52seg
5º) #349 – Alessandro Vieira/ Maria José Duarte, 50h27min31seg
6º) #358 – Luiz Eduardo Manara/ Leonardo Telles, 54h25min26seg

O ROTEIRO DO SERTÕES 2021

Domingo, 22/08 – 9ªetapa – CANCELADA
– “Sertão virou mar”: Arapiraca (AL) / Tamandaré (PE)
Deslocamento total = 344 km
Local de chegada e premiação: Forte de Santo Inácio de Loyola

TOTAL GERAL= 3.217,67   km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.069,9 km

 

Mais informações da equipe:

Instagram: @equipewcostarallyteam

Consultoria de Comunicação e Assessoria
SiG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Rodrigo Varela celebra liderança nos primeiros dias do Rally RN1500

Piloto foi o grande destaque nos dois dias disputados no litoral e interior do Rio Grande …