Obediência às determinações governamentais para cuidados em saúde garantirá a abertura das praças esportivas no Estado

O Autódromo de Guaporé será a sede do retorno do automobilismo gaúcho

Com suas atividades suspensas desde março por conta da pandemia de Covid-19, pilotos e equipes já têm data marcada para voltar aos autódromos e aos kartódromos no Rio Grande do Sul. O primeiro evento será no tradicional Autódromo Nélson Barro, em Guaporé, que no próximo dia 30 de agosto receberá a etapa de abertura do Campeonato Gaúcho para as categorias Super Turismo, Endurance, Marcas e Pilotos, Fusca, Classic e Fórmula 1.4.

“Em tempos de pandemia, obviamente a liberação das atividades no automobilismo e kartismo gaúcho terá que obedecer de forma muito rigorosa às determinações do Governo Estadual”, explica Mirnei Piroca, diretor do Conselho Técnico Desportivo da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA). “Medição de temperatura e aplicação de álcool gel na entrada nos autódromos e kartódromos, uso permanente de máscaras e proibição de público são apenas algumas das medidas que serão impostas para que possamos retomar nossas atividades. É necessário que absolutamente todos colaborem e obedeçam para que possamos manter nossas praças esportivas abertas”, destaca.

O Campeonato Gaúcho de Automobilismo, que envolve as categorias Super Turismo, Endurance, Marcas e Pilotos, Fusca, Classic e Fórmula 1.4, terá outras três etapas, duas delas em Tarumã e outra no Velopark.

O kartismo também recebeu autorização governamental para seu retorno às pistas e, desta forma, o Departamento de Kart da FGA, comandado por André De David, já definiu a realização do Campeonato Gaúcho de Kart nos dias 24 e 25 de outubro, no Kartódromo Velopark.

“Obviamente as regras de cuidados em saúde serão as mesmas, é sob esta condição que o kartismo retornará no Estado”, diz De David. “O Campeonato Gaúcho será organizado pela Techspeed, que já fez isso de forma brilhante nos dois últimos sul-americanos e no sul-brasileiro, e o regulamento será divulgado nos próximos dias. Pilotos e equipes já podem se organizar. Temos a ideia de também realizar uma Copa envolvendo os kartódromos de Guaporé e Venâncio Aires, como uma etapa em cada, mas isso acontecerá assim que tivermos a liberação para isso”, completa.

As atividades nos autódromos de terra também estão liberadas, sempre seguindo os mesmos protocolos de cuidados em saúde. Desta forma, o Campeonato Gaúcho desta modalidade será retomado – e finalizado – com duas rodadas duplas em Caçapava do Sul e Taquara nos meses de setembro e outubro.

“Eram datas estabelecidas antes da pandemia. Conseguimos realizar uma etapa para a Kartcross ainda em março, mas a Turismo 1600 não correu, então vamos usar estas datas para realizarmos rodadas duplas e finalizar o campeonato”, informa Mauro Koch, diretor do Departamento de Terra da FGA.

As modalidades Rallye e Arrancada deverão aguardam liberação e deverão retornar em breve.

Confira as datas definidas pela FGA para a volta das atividades:
Campeonato Gaúcho Super Turismo, Endurance, Marcas e Pilotos, Fusca, Classic e F1.4
30 de agosto – Guaporé
20 de setembro – Velopark
11 de outubro – Tarumã
15 de novembro

Campeonato Gaúcho de Kart
25 de outubro – Velopark

Campeonato Gaúcho de Terra
6 de setembro – Caçapava do Sul
18 de outubro – Taquara

Por Erno Drehmer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Collet chega confiante a Spa, pista onde conquistou seu melhor resultado em 2019

Com nove pódios em 12 corridas este ano, brasileiro do Renault Sport Academy ressalta que …