Deonílson Salla na Master, Rafael Pinto na Graduado e Camilo e Giulliano Oliveira na Light foram os destaques curitibanos

Pódio da categoria Master em São Bento do Sul
O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free abriu a temporada de provas em 2020 no dia 7 de março em São Bento do Sul. No total, mais de 40 veículos nas categorias de carros 4×4: Master, Graduado, Turismo e Light, além de UTVs e Quadriciclos, disputaram os primeiros pontos da competição estadual. A prova contou com 150 quilômetros de percurso, sendo 76 de trechos especiais cronometrados. Entre os destaques estiveram competidores de Curitiba que subiram aos pódios das categorias Master, Graduado e Light.

O percurso da prova incluiu duas etapas, iniciando em terrenos de reflorestamentos e piso seco. No final, os competidores foram desafiados em uma pista de veloterra na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, e enfrentaram a maior adversária da prova de São Bento do Sul: a poeira. Ao final do desafio a cidade de Piratuba foi a grande vencedora do dia com campeões nas duas categorias destinadas aos competidores mais experientes. O piloto Leandro Riffel venceu na Master ao lado do navegador de Capinzal, Michael Masson. Já a dupla de Piratuba formada pelo piloto José Andrade Junior e pelo seu filho, o navegador Bernardo Schafer, foi a campeã da Graduado.

Pela Turismo, as cidades de Tubarão e Caçador foram para o alto do pódio com o piloto Ramon Oliveira e o navegador e Diógenes Pegoraro, respectivamente. Na Light o município de Blumenau levou a melhor com a dupla formada pelo piloto Leandro Hadlich e pelo navegador Gustavo Pauli. Já no Quadriciclo o piloto Ricardo Santos, de Criciúma, foi o grande campeão e iniciou a competição no topo da classificação geral.

Pódio na Master

Pela categoria destinada aos competidores mais experientes, o piloto Deonílson Salla estreou nova dupla ao lado do navegador de Chapecó, Roberto Spessatto, com um quinto lugar na Master. “Foi uma ótima prova, rápida e com velocidades boas. Foi espetacular para nós novatos na Master, ainda mais andando junto com as feras do Brasil no rally regularidade. Agora acredito que vamos nos adequando com o tempo. O Betão (Roberto Spessatto) foi um dos melhores navegadores que já andei. Nos atrapalhamos um pouco e erramos na poeira, mas faz parte”, diz Deonílson.

Navegador em segundo na Graduado

Pela categoria intermediária, o navegador Rafael Pinto conquistou o segundo lugar ao lado do piloto Milton Dresch, da equipe Trancos & Barrancos. Foi a primeira participação da nova dupla. “Foi uma prova muito boa, bem técnica, rápida e com médias justas. O piloto Milton é um baita parceiro. Estou empolgado para o que virá nas próximas etapas”, destaca Rafael.

Ainda na categoria Graduado, o curitibano Leandro Macedo Ferreira terminou a prova com a sexta colocação ao lado do piloto de Itapema, Lauro “Papael” Gomes. Já o piloto Robson Batista e a navegadora Elaine Cristina Simões encerraram a etapa de São Bento do Sul representando Curitiba com o oitavo lugar na categoria.

Dupla curitibana fica em segundo lugar na Light

Pela categoria destinada aos competidores que estão iniciando no esporte a cidade de Curitiba contou com representação no segundo lugar do pódio. O piloto Camilo Deleles Oliveira e o navegador Giulliano Deleles Oliveira começaram no esporte competindo no Transparaná de 2019, e na sequência participaram do Transcatarina e de algumas provas dos campeonatos catarinense e paranaense. “Estávamos com muita expectativa e uma grande vontade de voltar a competir, porque nas etapas finais do campeonato do ano passado não conseguimos participar. A prova de São Bento foi excelente para nós, conseguimos aperfeiçoar o nosso entrosamento em uma prova técnica como sempre são as realizadas pelo Alexandre Rech. Estamos ansiosos para a próxima e com expectativa de assumir a liderança da categoria Light”, comenta Camilo.

Depois do segundo lugar na abertura da temporada, a dupla de Curitiba está focada em conquistar a liderança da categoria Light no Catarinense de Rally Scherer 4×4. “Ano passado não conseguimos participar de todas as provas, mas este ano estamos indo com garra e focados no pódio do catarinense! Fizemos uma boa prova em São Bento, já esperando os famosos balaios do Alexandre que nunca decepcionam, mas tivemos alguns erros que nos custaram o primeiro lugar. Agora iremos na luta para conquistar o primeiro lugar geral do campeonato”, destaca Giulliano.

A prova de São Bento do Sul foi a primeira no novo formato do Campeonato Catarinense em união com a Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A organização iniciou a temporada mesclando as características das duas competições e ainda fazendo ajustes para melhoria do campeonato. Já na abertura da temporada pilotos e navegadores fizeram doações de cinco quilos de alimentos não perecíveis por dupla e plantaram mudas dentro do projeto “Carbon Free”, que promete neutralizar o carbono emitido pelos veículos plantando uma árvore a cada 100 quilômetros percorridos. Na primeira prova do ano o projeto foi realizado no terreno do Jeep Clube de São Bento do Sul.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores, organizadores e patrocinadores do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2020*

1ª Etapa: São Bento do Sul no dia 7 de março
2ª Etapa: Caçador no dia 18 de abril
3ª Etapa: Brusque (Fenajeep) no dia 13 de junho
4ª Etapa: Local em definição para prova do dia 17 de outubro
5ª Etapa: Local em definição para prova do dia 28 de novembro

* Datas sujeitas a alteração devido às medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde com relação a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Fique por dentro do Catarinense de Rally Scherer 4×4

Participe das atividades do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free acompanhando a página e os grupos do Facebook. No Instagram a competição está presente com o perfil @catarinenserallyscherer e também conta com Canal no YouTube, acesse e assista as aventuras de um dos maiores estaduais de rally regularidade do Brasil.

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). A organização é de West Eventos 4×4 Carbon Free e Trecho 1 Eventos e Promoções, com apoio do Jeep Clube de São Bento do Sul. O patrocínio master é de Scherer Autopeças, Trilha SC, GS 4×4 Performance, 3RS Confecções e Maxxis Pneus. O apoio é de Filtros Tecfil, Mahle Original, Sabó, Monroe Amortecedores, Tecnnic Eletrônica Industrial e Cervejaria Berg Bier.

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da equipe GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site http://www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road.

Confira abaixo os pódios completos da prova de São Bento do Sul:

PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador)
1. Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2. Rui Schmitz (Blumenau-SC) e André Lenger (Chapecó-SC)
3. Gustavo Schmidt (São José-SC) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
4. Flávio Roberto Kath (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC)
5. Deonilson Salla (Curitiba-PR) e Roberto Spessatto (Chapecó-SC)

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)
1. José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
2. Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Rafael Pinto (Curitiba-PR)
3. Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Leonardo Menarim (Castro-SC)
4. Giovani de Mello (Porto Alegre-RS) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
5. Oscar José Schmidt e Oscar Schmidt Bisneto (São José-SC)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)
1. Ramon Oliveira (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
2. Osmar Fleischmann e Vítor Fleischmann (São Bento do Sul-SC)
3. Denílson Bonfanti e Bruna Oliveira (São Bento do Sul-SC)
4. Gustavo Amorim e Débora Bonatti (Santo André-SP)
5. Carlos Alberto Volpato e Carlos Alberto Volpato Filho (Tubarão-SC)

PÓDIO LIGHT (Piloto/Navegador)
1. Leandro Hadlich e Gustavo Pauli (Blumenau-SC)
2. Camilo Deleles Oliveira e Giulliano Deleles Oliveira (Curitiba-PR)
3. Sven Fischer e Aline Stal (São Bento do Sul-SC)
4. Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco (Içara-SC)
5. Vinícius Parizotto Gustman e Felipe Tavares (Castro-PR)

PÓDIO QUADRICICLO
1. Ricardo Luiz Santos (Criciúma-SC)
2. Luiz Eduardo dos Santos (Criciúma-SC)

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Brasileiro de Velocidade na Terra 2020 terá etapa única e corridas noturnas em Cuiabá

Edição deste ano do campeonato nacional contará com a disputa das categorias Autocross e K…