A tradicional corrida de longa duração, as 500 Milhas de Kart, maior evento da modalidade na América Latina, acontece nesse final de semana. Com mais de 500 pilotos participantes, o evento será realizado no kartódromo da Granja Viana, em São Paulo, no dia 21 de dezembro, e terá transmissão ao vivo da SportTV. Histórica, com mais de mais de 20 anos de existência, a disputa, que a cada ano fica mais acirrada, é ponto de encontro de grandes nomes do automobilismo mundial.

Para a 22ª edição, a piloto Bia Figueiredo armou um time só de mulheres: a equipe Karteiras PromaxBardahl entrará na pista com Bia Figueiredo, Antonella Bassani – jovem talento do kart que tem a carreira administrada pela piloto -, Janyce Da Cruz, Maíra Andriguetto, Miriam Schivel, Fernanda Jardim e Gabriella Morais, entre outras meninas que fazem parte do grupo Karteiras.

O Karteiras está na ativa desde 2017 e reúne mulheres iniciantes e veteranas das pistas, e tem como madrinha Bia Figueiredo. A edição de 2019 teve 9 etapas, todas disputadas no Kartódromo Granja Viana, e agora elas voltam para as 500 Milhas em clima de muita festa – e muita vontade de subir ao pódio.

“Acompanhando as meninas do Karteiras por 2 anos e, como embaixadora, é muito incrível dar a possibilidade de elas andarem em uma prova profissional, como as 500 Milhas de Kart. Agradeço muito às meninas, por me apoiarem a trazer de volta uma equipe só de mulheres e aos nossos patrocinadores, por acreditarem na gente”. A equipe Karteiras PromaxBardahl conta com patrocínio da Promax Bardahl e ConectCar e apoio da Lady Driver.

Depois de 20 anos!

Bia Figueiredo é a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial, além de ser a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights. Ela também é a única a vencer na Fórmula Renault e a conquistar uma pole position na Fórmula 3, a disputar e a vencer no Desafio das Estrelas, torneio anual de kart organizado por Felipe Massa. Há 5 anos, é a única mulher no grid da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional.

Com apenas 12 anos de idade, a piloto participou da edição pioneira em 1997, quando um grupo de jovens kartistas desconhecidos, que incluía Felipe Massa, ocupou o degrau mais alto do pódio. Em 1999, as 500 milhas recebia, pela primeira vez na história, uma equipe formada apenas por mulheres, incluindo a Bia, feito que volta a acontecer agora em 2019. “Muito feliz por ter parceiros de longa data, como a Promax Bardahl e ConectCar, fazendo o possível e me ajudando a formar uma equipe totalmente feminina”, explica Bia.

“Para nós, da Promax Bardahl, é uma imensa satisfação estarmos juntos da Bia e das Karteiras neste projeto tão inspirador de uma equipe exclusiva de mulheres competindo nas 500 Milhas de Kart, após 20 anos. Que a participação da equipe neste evento tão tradicional do kartismo nacional sirva de motivação para mais mulheres a praticarem este e outros esportes”, ressalta Roberta Galvão, diretora executiva da Promax Bardahl.

O compromisso da ConectCar com a inovação e mobilidade se reflete diretamente nessa parceria. “O grande propósito da ConectCar é promover o acesso a todos os seus clientes”, diz Felix Cardamone, CEO da ConectCar, que reconhece em Bia Figueiredo uma grande parceria, reforçando valores de liderança e sucesso, “alguém que inspira e promove acesso a outras mulheres por meio de seu exemplo”, acrescenta o executivo.

Corrida

Os treinos oficiais das 500 Milhas começaram na quarta-feira (18) e seguem até a sexta-feira (20), quando será definido o grid de largada com a tomada de tempos às 14h20 e o Top Qualify às 14h50. O tradicional Kart dos Artistas também acontecerá na sexta-feira, com largada marcada para as 13h05. Eles terão 30 minutos de prova no KGV.

A largada da prova das 500 Milhas de Kart Granja Viana acontecerá nesse próximo sábado (21) no Kartódromo Granja Viana e terá bandeira verde às 10h da manhã. A prova será exibida ao vivo pelo Sportv e GloboEsporte.com.

 

Por Natalia Oliveira  e Mariana Franceschinelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Concept Kart teve domingo positivo, pódios e voltas mais rápidas na 3ª etapa da V11 aldeia Cup

Fabricante de chassi se consolida no cenário do kartismo nacional Lançada em 2019 pela I. …