Principal Matérias Motovelocidade Alex Barros vence as duas corridas da 8ª etapa do SuperBike Brasil e conquista o vice-campeonato

Alex Barros vence as duas corridas da 8ª etapa do SuperBike Brasil e conquista o vice-campeonato

Lucas Torres garantiu Top-10 na corrida 1, com o sexto lugar e comemorou seu primeiro pódio na SBK Pro, com o terceiro lugar na segunda bateria

Alexandre Barros faturou o vice-campeonato neste domingo (2) no autódromo de Interlagos (SP), durante a disputa da oitava etapa do ano, após vencer as duas baterias da rodada. Com o resultado, o piloto da BMW S 1000 RR #4 totalizou 183 pontos, ficando com o segundo lugar na classificação. O evento marcou o encerramento da temporada e teve duas provas eletrizantes. Para a equipe Alex Barros Racing foi uma etapa de superação. O piloto e chefe de equipe conquistou a vitória nas duas corridas, na base do sacrifício, afinal correu debilitado por conta de uma virose. Lucas Torres ficou em sexto na prova 1, e fechou o ano no pódio, com o terceiro lugar na corrida 2. O jovem de 19 anos encerrou sua primeira temporada na categoria SBK Pro em sexto lugar no campeonato.

Corrida 1

Vitória da superação. Assim pode ser definida a primeira corrida da etapa final do SuperBike Brasil. A disputa foi eletrizante em Interlagos (SP), e contou com muitas ultrapassagens, bandeira amarela e brigas pelas posições. Alex Barros fez uma ótima apresentação. E mesmo se recuperando de uma virose, impôs ritmo forte, e foi buscar mais um topo do pódio, uma de suas metas nessa rodada. Porém, o experiente piloto de 48 anos, não teve vida fácil.

Barros largou em segundo e manteve a posição. Sem deixar o concorrente Eric Granado abrir. Na abertura da volta 5, uma intervenção com bandeira amarela começou a mudar a história da corrida. Na relargada, após duas voltas, uma disputa acirrada entre Eric e Barros. O piloto da BMW S 1000 RR #4 fez excelente relargada, e passou a assumir a prova. Ambos fizeram belo e emocionante duelo pela vitória, até a bandeirada. Barros levou a melhor e venceu por 0.039. Lucas Torres também fez boa atuação. Soube manter seu ritmo e completou a prova em sexto.

Corrida 2

A corrida 2, já no fim da tarde deste domingo teve a chuva como elemento surpresa. Depois de apenas duas voltas de corrida, uma garoa mais forte e com vento obrigou a paralisação da disputa em bandeira vermelha. A direção de prova confirmou um intervalo de 20 minutos para que as equipes pudessem fazer a troca de pneus. Mas na nova largada, um outro incidente envolvendo dois pilotos, causou novamente a intervenção em bandeira vermelha. A nova e definitiva largada para a última prova do ano aconteceu depois de uma pausa, e desta vez, com pista seca.

Na largada Alex Barros saiu bem, e já começou a impor seu ritmo. Eric Granado, com problemas em sua moto, foi para o box, ainda na volta de apresentação, mas não teve condições de voltar à corrida. Maximiliano Gerardo sofreu uma queda e não continuou na prova. Na liderança, Barros ditou o ritmo, abriu vantagem e passou a administrar. Enquanto isso, Lucas Torres fazia bom duelo com Pedro Sampaio, pela segunda posição. Pouco depois, o adversário conseguiu abrir, mas o piloto da BMW #77 manteve-se em terceiro, faturando o primeiro pódio do ano, cumprindo seu objetivo na etapa.

Declarações
Alexandre Barros, BMW S 1000 #4
Alexandre Barros fez uma análise sobre a rodada, marcada por corridas atípicas. “A primeira corrida foi muito dura e bem disputada, o que já era esperado. Consegui uma boa ultrapassagem ali no final, após brigar com o Eric durante toda prova pela vitória. Foi um alívio depois de tudo o que passamos na etapa. A segunda corrida foi totalmente atípica, com o clima estável sendo o protagonista. Isso ocasionou as paralisações com bandeira vermelha. Mas, a segurança deve ser sempre a primeira preocupação, e por isso, acredito que a decisão foi certa em parar, sempre que foi necessário. Quando finalmente largamos, a pista já estava seca e mantivemos os pneus slick. Eu esperava por uma prova difícil como a primeira. Quando percebi que abri, e não tinha ninguém na ‘perseguição’, foi aí que me dei conta que o Eric e o Maximiliano não tinham largado. Abri um pouco e passei a administrar. Com certeza são resultados bons para terminar o ano”, enfatizou Barros, vice-campeão do SuperBike Brasil 2018.

O chefe de equipe também elogiou a atuação de Lucas Torres e resumiu os planos da equipe para 2019. “Apesar de ter sido uma corrida confusa, foi bom para o Lucas também. Ele ficou em terceiro e esse pódio vai dar um ânimo para ele, já pensando no ano que vem. A equipe está de parabéns e agradeço a todos os patrocinadores pelo apoio em mais uma temporada. Vamos finalizar tudo, fechar 2018 e já começar a pensar no ano que vem. Temos muitas negociações em andamento, e esperamos anunciar as novidades em breve. Nosso objetivo é continuar com a equipe e com dois pilotos na categoria SBK Pro”, finalizou Barros.

Lucas Torres, BMW S 1000 RR #77
“Tive alguns problemas na primeira corrida, mas consegui manter a posição e terminar no Top-10, com o sexto lugar. A equipe conseguiu deixar tudo pronto para a prova 2. Na segunda corrida, teve toda aquela coisa do clima, hora chovia, hora parava. Mas o Alex mostrou toda sua experiência na escolha dos pneus, e mantivemos o slick. Pude disputar com o Pedro Sampaio algumas voltas. Depois, preferi não arriscar, para terminar com um bom resultado e garantir o pódio. Estou feliz e já penso em evoluir para ano que vem vir forte e poder brigar pelo título”, considerou o jovem de 19 anos.

Resultados da 8ª etapa da SBK Pro em Interlagos:
Corrida 1 (Top-10)
1) 4-Alex Barros (PRO), 14 voltas em 27min38s764
2) 51-Eric Granado (PRO), a 0.039
3) 41-Maximiliano Gerardo (PRO), a 1.958
4) 28-Pedro Sampaio (PRO), a 6.680
5) 17-Danilo Lewis (PRO), a 9.806
6) 77-Lucas Torres (PRO), a 20.023
7) 146-Rodrigo Dazzi (E), a 27.659
8) 6-Jeferson Friche (E), a 30.122
9) 12-Davi Costa (E), a 30.660
10) 832-Mauriti Junior (E), a 32.843

Corrida 2
1) 4-Alex Barros (PRO), 8 voltas em 13min44s302
2) 28-Pedro Sampaio (PRO), a 7.689
3) 77-Lucas Torres (PRO), a 17.863
4) 177-Marcelo Skaf (E), a 34.262
5) 6-Jeferson Friche (E), a 43.716
6) 832-Mauriti Junior (E), a 1:26.019

Classificação final da SBK Pro – após oito etapas (Top-10) *:
1) 51-Eric Granado (PRO), 241
2) 4-Alex Barros (PRO), 183
3) 28-Pedro Sampaio (PRO), 162
4) 41-Maximiliano Gerardo (PRO), 145
5) 17-Danilo Lewis (PRO), 137
6) 77-Lucas Torres (PRO), 47
7) 15-Wesley Gutierrez (PRO), 21
8) 7-Joelsu Mitiko (PRO), 20
9) 34-Bruno Corano (PRO), 13
10) 84-Diego Pierluigi (PRO), 8
*Resultado é extraoficial e está sujeito a verificações técnicas.

Assessoria de Comunicação/Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
(11) 98245-4511 / (11) 98405-8485
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Recém-inaugurada Arena Dream Car viabilizará a retomada do campeonato de Supermoto em São Paulo, que já não ocorria há uma década

Em parceria com a Federação Paulista de Motociclismo, a partir de maio serão realizadas 8 …