Desde o ano passado, alunos da rede pública de Birigui passaram a conhecer o kart, que muitas vezes só viram por fotos, pela TV ou só tinham ouvido falar. Mas esse contato com o kart não é apenas visual. Eles também aprenderam regras de trânsito, conheceram o funcionamento e ainda pilotam esses carros.

A primeira turma da Escolinha de Kart, parceria do Speed Park com a Secretaria Estadual de Esportes via Lei de Incentivo ao Esporte se formou em março; um novo grupo já participa do projeto. Essa turma deve acabar as aulas em maio para, em seguida, começar um novo grupo. Para a escolha dos próximos participantes, o Speed Park fará divulgações nas escolas da rede pública de Birigui.

O estudante Igor Polizel, de 14 anos, é um dos novos alunos da escolinha. Apaixonado por automobilismo desde pequeno, por incentivo de um tio, o sonho dele é ser piloto. Ele conta que vê na escolinha de kart uma oportunidade de crescer no automobilismo e quem sabe, chegar até a Formula 1.

O sonho de Igor é bem parecido com o do Vinícius Araújo, de 13 anos. Na expectativa para dar sua primeira volta de kart, ele lembra de quando acorda cedo aos domingos para assistir corridas de Formula 1 e outras categorias, como Stock Car e Indy. “Eu quero muito ser piloto”, completa.

De acordo com o instrutor da escolinha, Clodoaldo Malagoli, o projeto é destinado a crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de escolas municipais e estaduais. Para participar, o aluno precisa ter frequência alta nas aulas e boas notas. Tanto é que o boletim escolar é exigido no momento da inscrição.

Para o diretor do Speed Park, Ricardo Gracia, a escolinha é uma oportunidade para aumentar o interesse das crianças pelo automobilismo e ainda para a formação educacional e profissional deles. “Tudo começa com o kart, desenvolvendo a prática do kartismo, que é categoria de base do automobilismo. Isso estimula a prática de esportes, a conscientização dos futuros motoristas sobre as normas de trânsito e regulamentos de competição em pistas”, finaliza Gracia.

Atualmente participam da escolinha 32 crianças e adolescentes – sendo quatro turmas de oito alunos cada. As aulas são duas vezes por semana, duas horas de aula pordia, sendo quatro horas semanais para cada turma. As aulas são sempre às segunda, terças, quartas e quintas-feiras, às 9h às 11 e 14h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Rafael Guimarães quer conquistar segundo pódio na 4ª etapa da Copa São Paulo Light no sábado (4)

O piloto mineiro vem de um fim de semana positivo no Kartódromo da Granja Viana, onde subi…