Principal Matérias Velocidade no Asfalto AVM Racing, equipe movida por uma paixão de família

AVM Racing, equipe movida por uma paixão de família

 

Os irmãos Adriano e Alexandre Martins participam do Campeonato Metropolitano de Curitiba

 

Criada pelos irmãos Adriano Vieira Martins e Alexandre Vieira Martins, a AVM, que herdou as iniciais dos nomes dos pilotos, pode ter o título “Renovação” de uma família movida pelo automobilismo. O responsável pelo fascínio ao esporte a motor é o patriarca, José Augusto Martins, o Zequinha. Nas décadas de 1970, 80 e 90 ele disputava provas de Rally por Santa Catarina com a Brasília numeral 899, que atualmente, identifica o Gol pilotado por Adriano. Os anos de ouro do automobilismo brasileiro em que Nelson Piquet e Ayrton Senna se destacavam na Fórmula 1, e Emerson Fittipaldi dominava a Indy, fomentaram ainda mais essa paixão e a vontade de acelerar.

O sonho de pilotar foi realizado por Alexandre em 2011 quando participou da prova 200 Km de Cordeirópolis, em SP. No ano seguinte, disputou o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra sagrando-se vice-campeão. Em 2013, uma nova realização. Alexandre estreou com o Gol nº.80 na Velocidade na Terra de Santa Catarina e conquistou duas vitórias no Autódromo de Ascurra.  Acompanhando as corridas do irmão, Adriano foi incentivado a montar um carro, e assim, surgiu a AVM Racing.

Nos três últimos anos, 2015, 2016 e 2017, os irmãos disputaram corridas esporádicas na Copa Santa Catarina e Turismo Clássico Catarinense. Alexandre, que reside em Salvador-BA, enfrentou dificuldades pelas constantes remarcações de etapas devido as condições climáticas. Com a criação da categoria Terra no Campeonato Metropolitano de Curitiba (CMAC) em 2017 os irmãos AVM viram a possibilidade de mudar de solo e se aventurar no asfalto. Com o mesmo acerto usado em pista de terra, as chuvas fortes e problemas mecânicos apresentados pelo carro, a dupla, que usou o número 121 na Categoria Terra Turismo Carburado, não conseguiu completar as baterias da primeira etapa que participou, mas teve a ideia de quão viável seria disputar corridas nessa categoria.

A bordo do AVM Bus, nome dado ao ônibus da equipe, parte da família AVM integrada pela mãe Josiane, a irmã Tamires, os avós Mica e Uda, Larissa, filha de Adriano, Enzo, filho de Alexandre com a esposa Verena estiveram presentes e na torcida das etapas seguintes.  Com apenas 3 anos de idade, o pequeno Enzo assiste com entusiasmo as corridas com o pai, adora brincar de “grids” com os carrinhos de Hot Whells e dedica horas diárias “lendo” a revista Podium, da qual é fã.

Na última etapa do CMAC, nos dias 02 e 03 de dezembro, Adriano estreou o novo Gol quadrado na categoria Terra Turismo C.  Na segunda bateria um incidente com um adversário atrasou o piloto tirando-o da briga por um lugar no podium. Já Alexandre, fez uma boa corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada na quinta posição da classe Terra Turismo B. “A etapa serviu como uma avaliação dos carros que irão disputar a temporada 2018 e consideramos bons os resultados. Agradecemos o apoio profissional e técnico do preparador Miranda da Street Car, os nossos patrocinadores Oxintty UV Protection, Cake Doçaria, CVA Representações, Chef Dedé Vieira e Preserve Camisetas e o grande incentivo da família AVM Racing”, finalizou Alexandre Martins.

Campeonato Metropolitano de Asfalto de Curitiba
Os imãos herdaram do pai a paixão pelo automobilismo
Carro de Alexandre Martins
Família AVM Racing
Carro de Adriano Martins
Alexandre apresentou belas disputas em 2017 na categoria Turismo Terra B
Adriano Martins participou em 2017 da categoria Turismo Carburado
Os carros e pilotos da equipe AVM Racing
Boas disputas no AIC
Os irmãos AVM Racing, com o preparador Miranda (esquerda) e o pai José Augusto
Disputas acirradas na última etapa do Metropolitano de Curitiba em 2017

 

 

Texto: Eni Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Piloto mais jovem da categoria, Guilherme Moleiro conquista a primeira vitória na Fórmula Delta

Duas corridas, dois pódios e 32 pontos em Cascavel O piloto Guilherme Moleiro, de Rolândia…