Dos 12 finalistas da Seletiva 2017, sete já tentaram o título antes e cinco são novatos. Seis estados e mais do Distrito Federal serão representados na grande final que começa nesta terça-feira na Granja Viana

Decisão começa hoje no kartódromo da Granja Viana (Fábio Oliveira / Radical Motors)

Em 19 anos, a Seletiva de Kart Petrobras – um dos principais torneios da modalidade no Brasil – coleciona números e histórias marcantes do kartismo brasileiro. Para se ter uma ideia, metade do atual grid da Stock Car disputou ao menos uma decisão da Seletiva no passado e alguns foram campeões (Julio Campos em 2000, Sérgio Jimenez 2001, Rafael Suzuki 2007 e Felipe Fraga 2010). O evento também já teve entre os seus finalistas pilotos que chegaram à Fórmula 1 (Felipe Nasr) e Fórmula Indy (Bia Figueiredo, Raphael Mattos e Mario Romancini).

E, a partir de hoje, terça-feira (31), um novo capítulo da Seletiva de Kart Petrobras começa a ser escrito. É o primeiro dia da final de 2017, que será encerrada na quarta-feira (1/11). As disputas acontecem no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), que é palco da decisão pela sétima vez e foi onde tudo começou, em 1999, ano em que Danilo Dirani tornou-se o primeiro campeão da Seletiva.

Na briga pela maior premiação do kartismo nacional, estão os melhores pilotos da categoria Graduados, selecionados ao longo do ano nos principais campeonatos nacionais: Pedro Goulart, Arthur Leist, Edgar Bueno Neto, Pedro Henrique Gurgacz, Gabriel Paturle, Lucas Grosskopf, Lucas Okada, Enzo Elias, Murilo Coletta, Vinícius Ponce, Sérgio Crispim e João Rosate.

Eles representaram quatro regiões do Brasil, sendo seis estados e mais o Distrito Federal: Nordeste (Paraíba), Centro-Oeste (Goiás e Brasília), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul e Paraná). Dos 12, cinco são estreantes (Gurgacz, Bueno Neto, Grosskopf, Elias e Ponce). Os demais tentarão o título pela segunda vez, sendo Okada o que mais se aproximou (foi o terceiro colocado no ano passado). Goulart, que conquistou este ano o título de Campeão Brasileiro, também foi finalista em 2016 e terminou em décimo. Completando alguns dados sobre a decisão de 2017, quatro pilotos têm 15 anos, um 16 e os demais 17 anos. (dclocksmithsquad.com)

“Temos um grupo bem forte de pilotos nesta final, quase um equilíbrio entre estreantes e ‘veteranos’, e acredito que será mais uma decisão cheia de emoção, onde o nosso objetivo é fazer com que o talento destes pilotos se sobressaia. Fico feliz também em ver pilotos de várias regiões do Brasil, pois este é um dos objetivos primordiais da Seletiva nestes anos, em poder ajudar a fortalecer o kartismo no país todo. A expectativa não poderia ser melhor e não vejo a hora de começarmos as disputas”, destacou Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva.

A programação da final da 19a edição começa hoje, dia 31, com o warm up a partir das 9h45. Neste primeiro dia, também acontecem as três tomadas de tempo, a partir das 10h15. Amanhã, dia 1o, o evento também terá início com um warm up às 9 horas e o início das corridas às 10 horas. O evento está previsto para terminar às 17 horas.

Veja os currículos dos finalistas: http://seletivadekartpetrobras.com.br/noticia_detalhe.php?id=571

Programação Final 19a edição da Setiva de Kart Petrobras:

Terça-feira (31/10/2017)
8:30h – Apresentação dos pilotos no kartódromo
9:00h – Pesagem dos pilotos
9: 30h – Briefing e foto oficial
9:45h – Warm Up
10:15h – Início da 1a. Tomada de tempo
Seqüência – 2a. Tomada de tempo
Seqüência – 3a. Tomada de tempo

Quarta-feira (01/11/2017)
8:30h – Apresentação dos pilotos no kartódromo
8:45h – Briefing
9:00h – Warm Up
10:00h – Início das corridas
12:00h – Prova para jornalistas / convidados 13:00h – Reinício das corridas
17:00h – Pódio

Os 12 Finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2017:
Pedro Goulart (RS), 17 anos
Edgar Bueno Neto (PR), 15
Arthur Leist (RS), 16
Gabriel Paturle (MG), 17
Lucas Grosskopf (MG), 17
Lucas Okada (DF), 17
Murilo Coletta (SP), 17
Vinícius Ponce (SP), 15
Enzo Elias (DF), 15
Pedro Henrique Gurgacz (PR), 15
Sérgio Crispim (PB), 17
João Rosate (GO), 17

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 18 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 350 mil reais. O campeão recebe 85 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 8 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br
Por Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Lista de Inscritos para o Campeonato Sul-americano de Kart 4 Tempos se aproxima de 100 confirmados, com 31 brasileiros

Uruguai receberá a 1ª edição do evento em menos de um mês Entre os dias 13 e 16 de feverei…