Piloto gaúcho se destaca logo em sua primeira temporada completa no kartismo paulista

Dono de um belo histórico em competições no kartismo gaúcho, o piloto Felipe Leite (Óticas De Conto | Hidrosistemas Automação Industrial | Carboni Supermercados | Programa Pró-Esporte) participa em 2017 de sua primeira temporada completa no Estado de São Paulo. E, experiente também em provas de longa duração, ele lidera a Copa São Paulo KGV na categoria Pró 500 Light após duas etapas realizadas.

Leite, que competiu em São Paulo apenas em 2006, em uma rodada do Campeonato Brasileiro de Kart Endurance e nas 500 Milhas, alcançou a liderança da Copa São Paulo logo em sua primeira etapa, realizada em fevereiro em Interlagos, quando venceu em sua divisão.

Na última semana, nos preparativos para a segunda etapa, Felipe Leite encontrou um bom acerto para seu kart. Na sexta-feira, quando passou a utilizar os motores da prova, fornecidos por sorteio pela organização, os treinos foram cancelados em função da forte chuva e da inesperada falta de luz.

Assim, literalmente “no escuro”, o piloto de Porto Alegre (RS) foi para a tomada de tempos sem ter experimentado o motor, que acabou se mostrando sem força para arrancadas. A opção foi solicitar a troca do propulsor, ainda que tal decisão ocasionasse ao piloto a perda de quatro posições no grid de largada. “Larguei em 17º na geral, já sabendo que teria que fazer uma forte corrida de recuperação”, lembra Felipe Leite, que compete com financiamento da Secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, através do Programa Pró-Esporte.

Com duração de uma hora e vinte minutos e com uma parada obrigatória de cinco minutos antes do 40º minuto, Felipe Leite tinha pela frente uma prova de muito trabalho para alcançar seus objetivos. Até a parada, seu kart rendia muito bem e, ao voltar para a pista, ele assumia o segundo lugar, com cerca de 3 segundos de vantagem.

Porém, a partir daí seu kart começou a perder rendimento, a ponto de ser alcançado pelo terceiro colocado, que o ultrapassou quando faltavam 20 minutos para a bandeirada final. Sem se deixar abater, Felipe Leite (Óticas De Conto | Hidrosistemas Automação Industrial | Carboni Supermercados | Programa Pró-Esporte) perseguiu seu adversário até a penúltima volta, quando recuperou a posição. Assim, o piloto gaúcho foi declarado vencedor na divisão Light e 2º colocado na classificação geral, que reuniu 23 equipes.

“Estou muito feliz com meu desempenho nesse início de campeonato. Eu nunca tinha competido na Pró 500 e já estou conseguindo chegar entre os primeiros. Ainda não achei o acerto ideal para o kart, mas acredito que na próxima etapa eu já tenha chances de vitória, pois estamos evoluindo muito no acerto do chassi”, resumiu Felipe Leite.

A próxima etapa da Copa São Paulo KGV será realizada no dia 8 de abril, novamente no Kartódromo Granja Viana.

Texto: Erno Drehmer
Foto: Jackson de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

SM Kart Competition comemorou terceira etapa em Interlagos

Com a participação de 232 inscritos, campeonato distribuiu 405 brindes e prêmios entre os …