Piloto de Belo Horizonte ganhou ainda um treino na F-Academy Sudamericana

Divulgação (Bruno Gorski – Quick Comunicação)

mais novos esta rodada inaugural da principal competição de kart do país reuniu 213 pilotos de 17 estados brasileiros.

Representando Minas Gerais o jovem João Matos (Verde Campo | Sicoob | MGM | Grupo Banminas | Academia Turner Prime), de 15 anos, competiu pela categoria Júnior e, diante de quase 30 concorrentes, se destacou bastante terminando a competição em um comemorado vice-Campeonato.

A programação do Campeonato Brasileiro de Kart é bastante extensa e contou com cinco dias de intensas atividades. A terça e quarta-feira foram completamente dedicadas aos treinos livres, a quinta teve a tomada de tempos e a primeira classificatória, na sexta foi disputada a segunda classificatória e a Pré-Final e, no sábado, os pilotos entraram na pista para as Finais.

João teve uma participação que pode ser definida como de crescimento. Aproveitando-se ao máximo do tempo em pista para encontrar um acerto ideal para o seu equipamento o garoto de Belo Horizonte não fez grandes marcas nos treinos. A melhor colocação foi o sétimo lugar, na terceira sessão, porém, tanto ele como a equipe sabiam exatamente de sua estratégia.

Na tomada de tempos, com a marca de 43s602, ele ficou somente com o 13º tempo. “Infelizmente fizemos uma aposta num momento errado e isso acabou me tirando uma posição de largada melhor. Isto não vai me abalar. Temos um bom conjunto e vamos com tudo para as corridas”, comentou o piloto ao encerrar a sessão.

Nas corridas classificatórias Matos mostrou que, realmente, tinha razão. Na primeira corrida, com muita garra, ele ganhou sete posições e cruzou a linha de chegada no sexto lugar. Na prova seguinte, ele escalou mais três postos e encerrou no terceiro lugar. Com nove pontos perdidos João se garantiu na terceira posição do grid para a Pré-Final, acendendo definitivamente a sua condição de postulante ao título.

Na Pré-Final, em uma corrida irretocável, o piloto da equipe MZ Racing soube se defender nos momentos certos e, quando teve a chance, atacou para conseguir o segundo posto, posição em que ele recebeu a bandeirada.

No sábado, após uma bonita solenidade, a pista foi liberada para as corridas finais. Largando por fora da primeira fila Matos acabou perdendo algumas posições. Com muita garra, porém, ele pouco a pouco foi recuperando seu espaço e, ao final das 20 voltas, concluiu a prova com o vice-campeonato. Além do título a conquista deu a ele, como prêmio, a chance de fazer um dia de testes na F-Academy Sudamericana – uma das categorias de acesso para os monopostos.

“Estou feliz com a conquista deste vice-campeonato. Trabalhamos bastante aqui na Granja Viana desde o começo do ano e, este troféu, representa sobretudo a confirmação de um longo trabalho. Agradeço muito aos meus patrocinadores, minha família, à MZ Racing e a DTR Motorsport”, concluiu o piloto.

Matos segue na cidade de Cotia para, nesta semana, disputar a segunda fase do Brasileiro de Kart. Pela novíssima categoria Codasur Júnior, que utiliza motores de 175cc, ele pretende buscar o título nacional e, de quebra, ganhar o direito de disputar gratuitamente o Campeonato Mundial de Kart, que será disputado em setembro, na Suécia.

Assessoria de Comunicação do piloto João Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Copa Brasil de Kart vai selecionar campeões da OK Júnior e OK FIA para representar o país no FIA Motorsport Games em outubro na Espanha

Vencedores integrarão a delegação brasileira nas “olimpíadas” do automobilismo…